Home

A   importância e Complexidade de Elaborar Projetos Elétricos

Cada vez mais, fazemos uso de equipamentos elétricos, nos mais diversos locais que frequentamos, seja para necessidade de fazer funcionar equipamentos essenciais ao trabalho ou lazer, seja para nosso conforto. Para adequar as edificações ao uso destes equipamentos, o projeto das instalações elétricas deve ser desenvolvido de forma que atenda tanto às exigências das Normas Brasileiras, quanto ao disposto nas normas da concessionária local do fornecimento de energia. Quando mal empregada, a energia elétrica pode causar sérios danos ao patrimônio, e principalmente às pessoas. Conhecer as normas, procedimentos de segurança e simbologia a ser adotada, é o modo mais seguro para elaborar os projetos das instalações elétricas prediais. São muitas as etapas a serem vencidas pelo projetista durante o desenvolvimento do projeto. Elas vão desde a análise das necessidades da edificação, distribuição dos pontos de iluminação, tomadas, pontos elétricos específicos, localização dos quadros elétricos, divisão dos circuitos elétricos, melhor traçado dos eletrodutos, dimensionamento de proteções e alimentadores até a elaboração do produto final, ou seja, o projeto. Tudo isso, atendendo ao disposto nas normas citadas e utilizando-se de simbologia normatizada, que permita o entendimento e registro do projeto elaborado. O próprio trabalho final, composto de uma volumosa gama de informações, causa dificuldade ao entendimento por grande parte dos estudantes principiantes nesta atividade, fato observado, no cotidiano do ensino desta disciplina.

PROJEL como Ambiente de Ensino de Projetos Elétricos

Na formalização do PROJEL, busca-se proporcionar ao aluno, facilitar seu processo de aprendizagem, reunindo em um só ambiente as informações e normas necessárias, fazendo uso do atrativo das novas tecnologias (web, visualização e edição 3D) hoje utilizadas. Dentro do ambiente educacional segue-se basicamente e de forma algorítmica o processo de elaboração de projetos elétricos (elementos elétricos; normas; seleção de pontos de proteção, iluminação, interrupção, força; ligações e elementos de ligações), onde o aprendiz é conduzido pelo professor a seguir passo a passo o processo de elaboração de projetos elétricos utilizando exemplos simples e de complexidade progressiva, permitindo-lhe ao final estar apto a desenvolver projetos elétricos em residências.

O PROJEL é um ambiente de ensino e de elaboração individual de projetos de instalações elétricas prediais de um pavimento em baixa tensão que vem sendo desenvolvido em parceria IFCE-MPCOMP-LCC-UECE, de fácil interação, que direciona o aprendiz/usuário a sequência de etapas a serem cumpridas na elaboração de projetos elétricos, disponibilizando a um simples toque, toda legislação da ABNT e Concessionária atinentes a projetos de instalações elétricas residenciais, assim como os símbolos gráficos adotados, a verificação de corretude das conexões elétricas do projeto, e principalmente os quantitativos finais do projeto permitindo a redução de custos e revisão de viabilidade pela possibilidade de revisão interativa dos recursos utilizados.

Recursos de Aprendizagem com o PROJEL

Dentre as facilidades do PROJEL, o aprendiz tem a oportunidade de visualizar um projeto finalizado; escolher uma planta para desenvolver o projeto; obedecer a uma sequência previamente concebida para a melhor montagem de seu projeto. A cada sequência fica disponível toda normatização necessária à sua realização, assim como os símbolos que devem ser utilizados; o PROJEL, disponibiliza ao usuário uma visualização natural que transita entre 2D e 3D, das instalações projetadas, facilitando a observação se a solução proposta é a mais adequada e econômica; permite que o professor possa analisar e comentar o projeto elaborado a cada etapa finalizada; faz a avaliação das condições de conectividade elétrica, e faz a impressão do projeto e seus quantitativos. A ferramenta implementa um editor de grafos 3D, onde são incluídos/retirados/reposicionados os pontos elétricos a serem instalados (pontos de luz, interruptores, quadros de distribuição, etc), e assim posicionados conforme suas cotas nas paredes, teto e assoalho da unidade. Os pontos são unidos/desunidos por ligações que representam eletrodutos, curvas ou joelhos e luvas, assim como as suas bitolas e seções, e a quantidade de fios de ligação entre eles. Com isso é produzido numa planilha que quantifica os materiais usados, e permite ao usuário trabalhar através da promoção de jogos competitivos entre eles, onde se busca o projeto mais econômico produzido em sala de aula, alavancando ainda mais o aprendizado e a saudável concorrência profissional.